terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sonae vs comércio tradicional

A Sonae detentora dos Continentes e Modelos, tem vindo abrir nos seus espaços comercias - lojas de pequeno porte, mas que de pequeno só o seu tamanho físico. Porque a  estrutura que está por trás de cada uma, é gigantesca. Aliando à experiência adquirida nos super e hipers, funciona na perfeição. Como exemplo, temos a Wells. 

Em dois meses perdi dois pares de óculos, os normais e os de sol. Para os primeiros, fui a uma uma óptica local, com várias lojas abertas, fui quatro vezes à loja para que me marcassem uma consulta e se disponibilizassem a vender-me os óculos. No dia da consulta, lá fui e correu bem. Mas no acto da escolha da armação, já não foi assim, não souberam vender, nem óculos, nem marca, nem aconselhar. Enfim um serviço comercial muito deficiente. Mas a surpresa maior veio com os óculos, largos, tortos, etc. Queixei-me de imediato, mas para os senhores estava tudo bem!
Tinha ainda os óculos de sol para fazer, e fui à Wells. Os funcionários foram de uma simpatia, como não é habitual ver-se, a consulta 5 estrelas, detectaram ainda que a graduação dos meus outros óculos está acima das minhas necessidades. Eu escolhi uma armação de 89€, mas comprei uma de 200€! Bom atendimento, bom serviço, rapidez na entrega. Enfim, cinco estrelas.

A tal óptica deixou de me vender 350€. Só agora, porque daqui a dois anos devo ter de voltar a comprar!

Não é por os hiper estarem abertos ao domingo que matam o comércio tradicional, o comércio tradicional é que se mata a si próprio! Porque os senhores da Sonae sabem trabalhar, nada é feito em cima do joelho!

Sem comentários:

Enviar um comentário