quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ainda sobre Sociedade Portuguesa das Nações



A Sociedade das Nações ( SDN) formalizou-se em 1919, segundo um projecto do Presidente Americano Wilson. Retratado na caricatura com o ramo da oliveira (símbolo da paz) nas suas mãos: a SDN nasceu com o objectivo de estabelecer uma paz duradoura entre os povos, resolução dos litígios pela via da arbitragem pacífica dos conflitos, e da cooperação entre povos. A criação da SDN foi um instrumento de esperança e este  teria sido o último conflito mundial.
Mas a SDN não conseguia agradar a todos, os países vencidos não foram chamados para colaborar com os estados membros. No que diz respeito aos vencedores, nem todos estavam satisfeitos, os pequenos não se achavam satisfeitos com as indemnizações, por exemplo Portugal achava-se esquecido. A França fazia profissão de fé de “ a Alemanha pagará”. Os EUA perfilhando as ideias de Keynes (economista inglês) não concordavam que se dizimasse o estado alemão à miséria para que este arcasse com os custos da guerra, as reparações não se deviam fazer à custa da asfixia dos estados., o que levou à não participação dos americanos na SDN.
Estes factores levaram este projecto de esperança ao fracasso, “uma bela criança à nascença, pena que não fosse viável”, o ramo da oliveira era demasiado pesado para a pomba da paz. Caricaturado na figura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário