quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Jantares de Natal

Li num blog que aprecio, o facto de muitos trabalhadores serem pressionados, directa ou indirectamente, pressionados para comparecerem aos jantares de Natal.
Há uns anos atrás, trabalhava numa empresa que vivia constantemente em crise. Naquele ano não houve aumentos! Quando chegámos ao Natal, começaram a organizar o jantar de Natal. Para mim foi um dos factores que mais contribuiu para a minha desmotivação. Achei um contra-senso, uma falta de coerência e de respeito pelos trabalhadores. Se não houve dinheiro para pagar atempadamente os subsídios de férias, se a cada final de mês era uma choradeira para nos pagarem os nossos vencimentos, porque que raio havia a empresa de ter um custo, só porque era Natal? Para parecer que éramos uma equipa coesa? Pelas aparências?

Recusei-me a ir, não sem antes explicar as minhas razões. Paguei a minha sinceridade nos meses seguintes, foi uma factura cara e pesada. Mas no Natal seguinte já lá não trabalhava. Não lido bem com hipocrisias!

Infelizmente continua a ser assim para muitas empresas, a mentalidade tacanha dos nossos gestores e empresários ainda não permite pensar na satisfação do seu colaborador. Prefere pensar primeiro na sua, prefere o caminho mais fácil, apontar a cenoura ou o cabo da vassoura. Se durante todo o ano pensasse na sua equipa, nesta altura, sabia se devia fazer ou não o jantar.


Sem comentários:

Enviar um comentário