domingo, 10 de abril de 2011

Arquivos do Ministério do Ultramar

O portal: http://arquivos.ministerioultramar.holos.pt, permiti-nos aceder a uma base de dados de documentação inventariada e tratada de forma arquivística, produzida pelo Ministério do Ultramar, desde 1930 até 1974, data da sua extinção. Este registo online está disponível desde Fevereiro de 2010
Este portal é público e destina-se à consulta pelo público em geral, mas também por investigadores nacionais e internacionais, que encontram no portal documentação fundamental para a compreensão da época colonial, assim como a sua localização exacta.
Este espólio esteve durante muitos anos, guardado em vários organismos, não se salvaguardando a sua conservação, a Fundação Calouste Gulbenkian financiou um projecto, coordenado pelo professor José Matoso, que teria como objectivo inventariar e tratar arquivisticamente, toda a documentação produzida pelo Ministério do Ultramar até à sua extinção.
Numa primeira fase procedeu-se à inventariação dos documentos depositados nos seguintes organismos:
-Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD),
-Arquivo Histórico Diplomático (AHD),
-Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF)
-Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP),
-Arquivo Histórico Ultramarino (AHU.

 A segunda fase deste projecto, consistiu em disponibilizar esse inventário numa base de dados arquivista, de consulta pública. Base de dados essa, que a Fundação Calouste Gulbenkian, doou à Torre do Tombo, para que possa ser preservada digitalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário